sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Lamarck vs Darwin

Jean-Baptiste Lamarck ( 1744 - 1829 ), naturalista francês, foi o primeiro cientista a propor uma teoria sistemática da evolução. Sua teoria foi publicada em 1809, em um livro denominado Filosofia zoológica.
Segundo Lamarck, o principio evolutivo estaria baseado em duas Leis fundamentais:


* Lei do uso ou desuso: o uso de determinadas partes do corpo do organismo faz com que estas se desenvolvam, e o desuso faz com que se atrofiem.

* Lei da transmissão dos caracteres adquiridos : alterações provocadas em determinadas características do organismo, pelo uso e desuso, são transmitidas aos descendentes. 


Charles Darwin (1809 - 1882) naturalista inglês foi o responsável pela publicação da Teoria da Evolução.

Um dos marcos mais importantes da sua história foi a viagem a bordo no navio Beagle entre 1831 e 1836, na qual visitou diversas regiões do globo terrestre e teve condições de perceber uma interessante relação entre fósseis e espécies viventes na época e mecanismos de adaptação de espécies relacionados ao ambiente e modo de vida destes.

Darwin é o autor da teoria da Seleção Natural, a qual diz que organismos melhores adaptados ao meio têm maiores chances de sobrevivência que os menos adaptados, deixando um número maior de descendentes. Os organismos melhores adaptados são, portanto, selecionados para aquele ambiente.


A imagem a seguir explica as diferenças entre as teorias de Lamarck e Darwin. 



Espero ter ajudado a esclarecer eventuais dúvidas! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário